terça-feira, 10 de junho de 2014

 

Convivência interativa

Desde um ano de idade, os dedos indicadores de crianças nascidas na era digital já percorrem telas sensíveis ao toque. Com a inauguração de novas salas de Informática nos três Portinhos, essa interação também ocorrerá entre as crianças, garantindo o cumprimento de objetivos pedagógicos definidos. Além de serem equipados com lousa digital e um tablet por aluno, os espaços agora contam com mesas individuais, que podem ser agrupadas de acordo com a proposta da aula.

Graziella Matarazzo, professora de Tecnologia Educacional da Unidade Panamby, explica a vantagem do uso de telas sensíveis ao toque: “Quando a criança usa o mouse ou o teclado, ela precisa trabalhar ao mesmo tempo nos planos horizontal e vertical. O comando diretamente na tela é um facilitador”, diz.  "Eu escolhi o menino depois a menina, dei banho, escovei o dente... é mais legal que o computador, porque tem muitas atividades", diz Valentina Rossetto, referindo-se a um dos aplicativos selecionados para o Infantil 4, sobre noções de higiene, percebendo na prática o aumento de opções na nova plataforma.

Com a lousa eletrônica, as professoras orientam o acesso a aplicativos e contam histórias para toda a turma, que depois interage diretamente com a tela projetada. Conectada à Max Câmera, a lousa permite captura, congelamento e ampliação de imagens dos próprios alunos, trabalhando a consciência corporal. Para Márcia Isquerdo, da equipe de Tecnologia Educacional de Valinhos, a aula informatizada “auxilia no processo de conhecimento, interação e exploração de novos conceitos, integrando as diferentes áreas do conhecimento”.  Os temas ou propostas são definidos após planejamento mensal dos professores de classe e de área. Durante as manhãs de convivência, pais das três Unidades conheceram as novas salas por meio de atividades digitais baseadas em livros lidos pelas turmas. Confira alguns projetos para a Educação Infantil no blog de Tecnologia Educacional do Porto Seguro.